Vai ser preparar para o TOEFL? Confira nossas dicas!

Por 27 de junho de 2016Inglês
Como se Preparar para TOEFL

Fonte: Riviera French Institute.

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame utilizado para avaliar a habilidade de estrangeiros de ler, interpretar, falar e escrever em inglês. Quem decide, por exemplo, estudar em uma universidade nos Estados Unidos, precisa realizar o TOEFL para tentar pleitear a vaga. Atualmente, existem três tipos: o TOEFL iBT (Internet Based Test) o TOEFL PBT (Paper Based Test) e o TOEFL ITP (Institutional Testing Program). Sendo o TOEFL iBT (duração aproximada de 4 horas) o exame mais amplo, este avalia no candidato as quatro competências acadêmicas, são estas: compreensão lida, compreensão auditiva, expressão oral e expressão escrita.

O exame tem validade de dois anos e não existe uma pontuação mínima para ser aprovado. Tudo vai depender do estabelecimento aceitar a proficiência da pessoa. Segundo os administradores da instituição que elabora o teste, a ETS (Educational Testing Service), mais de 25 milhões de pessoas já passaram pelo exame.

Quem pensa em fazer ou já está inscrito para realizar o TOEFL precisa conferir nossas 5 dicas abaixo:

  1. Leia mais materiais em inglês: apesar do TOEFL ser um teste de proficiência, os candidatos sempre são cobrados acerca da compreensão de textos sobre assuntos gerais e atualidades. Portanto, é importante manter-se atualizado lendo várias publicações relevantes em inglês. Isso também ajudará a melhorar seu vocabulário e a fixar algumas estruturas gramaticais.

Além disso, a instituição que organiza a prova comercializa alguns livros e materiais de estudo para quem irá fazer a prova e mantém um canal ativo no YouTube em que oferece dicas para quem está se preparando para a prova.

O site da instituição também pode oferecer muitos materiais relevantes, pois está em constante atualização. Portanto, evite os livros de preparo para certificações como o TOEFL pois em sua maioria possuem um conteúdo desatualizado.

Dicas para se Preparar para o TOEFL

Fonte: eLanguageTeacher.

  1. Assista filmes e séries em inglês: Ver filmes e séries sem legenda ajudam a testar sua compreensão, além de oferecerem sempre uma temática atual.

No TOEFL são exigidas as capacidades de ouvir, entender e interpretar. Portanto, tão importante quanto ler e escrever em inglês, é igualmente importante saber ouvir e compreender o idioma. Todas as habilidades (listening, comprehension, reading e writing) têm pontuações de mesmo peso, o que demonstra que o domínio de cada uma delas é igualmente valorizado pela instituição.

  1. Faça testes online: existem vários sites na internet que oferecem simulados do TOEFL para você testar suas habilidades e ver quais necessitam de mais atenção. O site da ETS também possui um simulado online que pode ser acessado e utilizado como material de estudo. É possível ter o resultado na hora e ainda conseguir alguns comentários e dicas. Somente através destes simulados e testes é possível ao candidato conhecer melhor a prova e descobrir quais fraquezas no idioma deve trabalhar mais.
  1. Foque os estudos nos conteúdos que necessitam de reforço: com o tempo acabamos esquecendo o que aprendemos nas aulas de inglês.

 No entanto, quem vai prestar o TOEFL pode ser cobrado sobre praticamente qualquer coisa. Por isso, depois de estudar os materiais recomendados pela instituição e fazer os simulados, dê atenção especial àqueles conteúdos que estão um pouco esquecidos e necessitam de reforço.

Se sua habilidade de leitura não está boa, vale a pena reservar um tempo diário para ler mais em inglês. Já se a habilidade de falar está um pouco enferrujada, um curso rápido de conversação pode ajudar bastante.

  1. Não deixe tudo para a véspera da prova: em um exame como o TOEFL é importante se preparar com antecedência. Afinal, ele cobra o conteúdo de praticamente uma vida inteira de estudos. A dica é não deixar para olhar os manuais e livros recomendados na véspera pois poderão surgir muitas dúvidas e não haverá tempo de saná-las. Aliás, na véspera de uma prova longa como o TOEFL, o ideal é chegar bem descansado para poder realizar a prova com calma e clareza.
    Confira Dicas para o TOEFL

    Fonte: Crush The CPA Exam.

O importante é manter o foco, então deixe que a Auding se organiza por você: a partir de uma definição do seu nível no idioma, apresentamos diferentes módulos de nosso Programa de Preparação para o TOEFL, que envolvem um objetivo de estudo, duração específica e estratégias a serem desenvolvidas.

Então inscreva-se já no site do TOEFL ( www.ets.org/toefl ) e venha se preparar junto à Auding para a sua certificação!

 

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário