Um Medo a Ser Enfrentado: Phrasal Verbs

Por 10 de fevereiro de 2019Auding Idiomas, Inglês

Quem tem medo de phrasal verbs?

Phrasal verbs, ou verbos preposicionais, são combinações de verbos e preposições, verbos e advérbios ou por vezes ambos (verb+prep+adv). Quando um verbo se associa a uma outra palavra, passa a formar um outro verbo e seu sentido é completamente alterado. Eles traduzem um tom de linguagem informal e emotivo, podendo frequentemente serem classificados como gíria.

Confuso né? Mas por que são tão importantes para quem busca ampliar o vocabulário?

Os phrasal verbs são muito utilizados no dia-a-dia, tanto no speaking quanto no writing. É essencial entendermos pois garantem uma conversa natural entre non-natives e natives speakers.

São tão comuns que são facilmente aplicáveis em nossa rotina diária, veja um exemplo abaixo:

fonte: rawpixel.com

I wake up early. (Eu acordo cedo.)

I get up at 7 AM. (Eu levanto as 7h.)

I turn the lights off every morning. (Eu desligo as luzes toda manhã.)

I wash up after dinner. (Eu lavo a louça depois da janta.)

He asked me to go out on a date. (Ele me chamou parar sair em um encontro.)

Mas por que é difícil aprender?

O significado de um phrasal verb não pode ser deduzido pelo significado das palavras que o compõem separadamente e às vezes podem ter mais de um significado. Por exemplo: as  palavras work (trabalhar)  e out (fora) têm significados diferentes quando usadas separadamente, já quando associamos uma a outra (work out), dão origem a outros significados, por exemplo:

I work out every morning – Eu me exercito toda manhã.

I was unable to work out the crossword puzzle – Não consegui resolver (decifrar) as palavras cruzadas.

Dicas de como aprender a utilizar os phrasal verbs:

1. Estes verbos representam um sério e persistente problema ao nível de vocabulário. Devem ser encarados como vocábulos independentes dos elementos que os compõem e portanto como uma palavra nova a ser assimilada, porque normalmente a adição de uma preposição ao verbo altera substancialmente o seu significado original.

2. Sempre procure por frases ou textos em que os phrasal verbs estejam inseridos, assim, com outras palavras conhecidas dentro de uma sentença, você terá mais facilidade para entender o significado.

3. Comece memorizando 10 phrasal verbs e pratique na forma escrita e falada até naturalmente incorporar no seu discurso. Aos poucos, vá ampliando. Não sabe o significado? Pesquise! Além da internet, editoras como a Collins e Cambridge possuem dicionários voltados somente para Phrasal Verbs. Remember: never give up!

 

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário