Que tal começar a ler livros em outro idioma?

Quando começamos a aprender outra língua, uma das primeiras coisas que queremos fazer é começar a ler livros em outro idioma. Pode parecer um pouco difícil, principalmente quando não dominamos a língua. No entanto, não é impossível. A Auding traz algumas dicas para te ajudar nesta jornada!

Que tal começar a ler livros em outro idioma

Fonte: FreePik.

  1. Comece por livros que você já leu: histórias com as quais você já tem alguma familiaridade podem ser leituras mais fáceis para quem pretende começar a ler em outro idioma. Como você já conhece a história e os personagens pode concentrar sua atenção no vocabulário e nas estruturas gramaticais.
  2. Busque por leituras simples: outra ideia para quem quer começar a ler livros em outros idiomas é buscar por leituras mais simples, dedicadas ao público infanto-juvenis.

Algumas editoras publicam histórias clássicas em linguagem simplificada, o que pode ser um bom ponto de partida para quem ainda não domina completamente o idioma que está estudando. Leia livros mais finos, o que lhe permitirá ter contato com mais histórias, deixando as leituras mais dinâmicas.

  1. Não tente traduzir ao pé da letra o que estiver lendo: esse é um erro comum que pode dificultar muito sua leitura. Você vai precisar parar muitas vezes para pesquisar no dicionário palavras específicas ao invés de tentar buscar pelo significado mais global do texto. Tente ler alguns parágrafos e, aí sim, se não conseguir entender o contexto, recorra ao dicionário.
    Lendo um livro em outro idioma

    Fonte: FreePik.

    1. Mas não precisa ter vergonha de usar o dicionário: afinal, não saber não é vergonha para ninguém. Principalmente textos em outros idiomas com muitas palavras técnicas ou muito específicas precisarão ser lidos com um dicionário a mão. Consulte-o, observando calmamente os diferentes significados da palavra pesquisada, para pode decidir-se sobre qual mais se encaixa no contexto do livro que você está lendo.
    2. E se a palavra não estiver no dicionário? Se o dicionário não for suficiente para sanar suas dúvidas, converse com seu professor e mostre o que não está conseguindo entender. Com certeza, ele terá muito prazer em te ajudar e orgulho de você estar começando a ler livros em outro idioma.

Outra opção é pesquisar na internet. Existem inúmeros tradutores online que podem ajudar muito a vida de quem está começando a ler livros em outros idiomas. Há também dicionários que contextualizam as palavras, o que facilita muito encontrar os significados daquelas palavras e expressões que podem significar várias coisas.

  1. Não desanime: no início, pode ser cansativo e demorado ler livros em outros idiomas. No entanto, com o passar do tempo você irá pegar o ritmo e começará a ler materiais em outras línguas com a mesma facilidade que lê em sua língua materna. O importante é não desistir, pois a leitura em outro idioma é muito importante para quem busca tornar-se fluente em uma nova língua e quer adquirir novos e diversificados vocabulários.
    Lendo livros em outros idiomas

    Fonte: FreePik.

    1. Leia com frequência: sempre que tiver um tempinho, dedique-o a leitura de um livro em outro idioma. Você não precisa ler vários livros complexos ao mesmo tempo, mas tente dedicar pelo menos meia hora do seu dia ao livro que você escolheu. Quanto mais contato você tiver com o idioma que está aprendendo, mais natural e mais fácil se tornará a leitura.
    2. Confie na sua capacidade: não pense que só porque você ainda não domina a língua não conseguirá começar a ler livros em outro idioma. Desafie-se e comece sua leitura com confiança em seus conhecimentos e na sua capacidade de aprender sempre! Em breve, você estará lendo livros em outros idiomas como se eles estivessem em sua língua mãe.
Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário