Os principais erros ao aprender um novo idioma

Estudar outros idiomas é muito interessante e pode ser muito importante para a carreira ou para quem gosta muito de viajar. No entanto, às vezes nós acabamos cometendo erros ao tentar aprender outra língua, fazendo com que essa aprendizagem seja ainda mais desafiadora. Confira os principais erros ao aprender um novo idioma e como superá-los!

Os principais erros ao aprender um novo idioma

Fonte: FreePik.

Tentar decorar: esse é um erro que cometemos em muitas instâncias. Tentar decorar ao invés de realmente aprender pode tornar o aprendizado cansativo e maçante.

Uma mesma palavra ou expressão pode ter diversos significados, pois as línguas são bastante complexas, e a simples decoreba tende a tentar simplificar tal complexidade. Assim, é impossível aprender todas as nuances do idioma somente decorando estruturas e vocabulários.

Para isso não acontecer, tente contextualizar a matéria aprendida e sempre faça os exercícios do material didático. Para verificar se realmente aprendeu a matéria, busque alguns materiais extras na internet ou peça ao professor.

Não estabelecer metas: para se sair ainda melhor uma boa ideia é estabelecer metas. Afinal, ao buscar alcançar um objetivo, tendemos a nos aplicar ainda mais em determinada atividade.

A meta pode ser simples, como conseguir ler pequenos textos em outra língua, ou mais complexa, como conseguir uma promoção ao aumento no trabalho devido a boa aprendizagem do novo idioma. O importante é estabelecer uma meta realista e, ao alcançá-la, estabelecer uma nova.

Desistir no primeiro obstáculo: é comum se frustrar quando não conseguimos realizar uma tarefa como deveríamos. Às vezes, podemos achar que aprender um novo idioma seria rápido, mas a situação não ocorre como o esperado.

Nesses momentos, apesar das frustrações, não devemos desistir. E, para isso, é importante estar sempre focado na meta estabelecida. Lembre-se que a prática leva a perfeição e que obstáculos aparecem na vida de todos. O mais importante saber superá-los.

Principais erros em aprender um novo idioma

Fonte: FreePik.

Ter vergonha de procurar no dicionário: os dicionários são materiais de apoio importantíssimos para a aprendizagem de qualquer língua, pois eles dão o significado da palavra e sinônimos, ajudando a fixar o vocabulário e as estruturas gramaticais.

Os dicionários mais modernos trazem, ainda, o significado de expressões e gírias, o que pode tornar a aprendizagem ainda mais interessante e dinâmica. Por isso, não tenha vergonha de usar seu dicionário.

Não praticar o idioma fora das aulas: esse é um erro muito comum. Afinal, nem sempre nos sentimos à vontade para falar outro idioma com pessoas que não conhecemos, principalmente quando somos iniciantes e o outro é nativo. Mas para fixar bem uma matéria é sempre importante praticar.

Busque formas para exercitar o idioma que você está aprendendo. Isso pode aumentar seu vocabulário e te dar mais segurança. Para tanto, experimente ver um filme na língua que você está aprendendo sem legendas ou ouvir uma música e tentar entendê-la sem olhar diretamente a tradução.

Você também pode procurar fóruns e chats na internet para se conectar com outros praticantes do idioma ou, ainda, marcar com alguns colegas fora da sala de aula para praticar a conversação. Cursos de conversação e imersão também são ótimos para praticar.

Erros ao aprender um novo idioma

Fonte: FreePik.

Achar que já aprendeu tudo: você finalmente alcançou sua meta principal e, além disso, já domina o idioma que estava estudando. Nesse momento parece que já sabemos tudo o que é preciso para parecer um nativo.

É hora de começar a nos desafiar novamente. Ninguém sabe tudo sobre tudo e é importante sempre estar praticando para não esquecer o que aprendemos. Continue sempre aprendendo, estudando, fazendo cursos de conversação e de imersão para que os conhecimentos não se percam e você continue fluente na língua que escolheu aprender.

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário