Os perigos da falsa sensação de domínio no Inglês

Por 12 de setembro de 2016Inglês

Vivemos em um mundo globalizado e estamos sujeitos a diversos tipos de influências, oriundas das mais diferentes partes do globo. Essas podem se apresentar de muitas formas: influências linguísticas, culturais, comportamentais, políticas e por aí vai. Ou seja, somos bombardeados a todo o momento com conteúdo e material estrangeiro. Alguns estudiosos chegam inclusive a afirmar que esse processo de aproximação dos países acaba gerando uma unidade, uma homogeneização dos hábitos e comportamento, tendo nos Estados Unidos, a maior potencia econômica atual do globo, o padrão de difusão destes supostos hábitos globais. O que percebemos claramente é que, para além das consequências positivas e negativas desse processo, uma coisa é ponto pacífico: Graças à globalização, estamos em contato constante com a língua inglesa.

Falsa sensação de está dominando o inglês

Fonte: images6.alphacoders.com

Cheeseburger, cookies, diet, fast food, trailer, email, fax, best seller, design… são infinitas as palavras do inglês que foram apropriadas pelos brasileiros  e são utilizadas recorrentemente no dia a dia, e em sua maioria, sem dificuldade alguma. Porém, apesar dos benefícios e do enriquecimento oriundo desse contato diário, há um perigo oculto meio a tal processo, a potencial falsa sensação de domínio do inglês.

Essa sensação, decorrente muitas vezes do conforto com a língua inglesa e da capacidade de instrumentalizá-la para se comunicar de forma básica e intermediária, faz com que um aluno, ainda no nível básico ou intermediário, se considere avançado ou até mesmo fluente. Assim, ao avaliar-se erroneamente, somente com base nessa sensação de segurança, esse indivíduo pode correr riscos que podem ser fatais para o seu desenvolvimento. A acomodação com o aprendizado do inglês e a geração de problemas e constrangimentos em ocasiões, como entrevistas de emprego e viagens para o exterior, são alguns desses.

Falsa sensação de domínio no Inglês

Fonte: insights.dice.com

Percebe-se assim que muitas são as oportunidades perdidas e desperdiçadas por esse equívoco, que poderia ser facilmente evitado. Logo, é fundamental que você tenha certeza do seu nível no idioma antes de inserir no currículo ou aplicar, por exemplo, para um programa de intercâmbio que demande um nível avançado de conhecimento da língua. Conseguir ver séries sem legendas, ler livros em inglês e tirar boas notas são ótimos indicadores do seu desempenho, mas sozinhos não refletem sua real capacidade de comunicação e domínio da língua. É imprescindível a realização de testes de proficiência e até mesmo de nivelamentos escritos e orais (como os disponibilizados aqui no site da Auding e em nossas filiais) para que, junto com a prática constante do idioma, seja possível superar essa falsa sensação.

Esse processo é fundamental, pois tira o indivíduo da zona de conforto e o direciona rumo a um maior domínio do idioma. Ao se submeter a esse tipo de avaliação, você está demonstrando disposição e interesse em aprofundar seus conhecimentos e assim, torna-se mais capaz de identificar seus pontos fortes e fracos, ao ponto em que recebe constantes feedbacks, profissionais e confiáveis, sobre o seu desempenho.

Falsa sensação de saber inglês

Fonte: slccenglishdrivethennowforever.blogspot.com.br

Apesar de parecer algo básico, ser capaz de identificar tais pontos é fundamental. Estar atento para não subestimar ou superestimar seu conhecimento permite o direcionamento da energia empregada nos seus estudos para os pontos que precisam ser superados.  Só assim, saindo da sua zona de conforto e assumindo seus erros e dificuldades, será possível rumar para um nível avançado da língua inglesa.

A Auding está disposta  a ajudar no que for necessário. Ela disponibiliza, além dos testes de nivelamento de acesso gratuito no website, uma equipe acadêmica disposta e apta para realizar um mapeamento das suas habilidades no uso do idioma. Além disso, há a possibilidade de aulas com professores nativos, o que permite a emulação de situações reais do uso do inglês no cotidiano. Com tantos instrumentos ao seu alcance, não deixe para procurar ajuda no momento crítico, entre em contato agora com uma das nossas unidades para que você seja, realmente, um aluno avançado e fluente no inglês.

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário