A importância do inglês no mercado de trabalho

Por 22 de março de 2016Inglês

Não é novidade que ter domínio do inglês deixou de ser desejável para se tornar um pré-requisito para muitas vagas de emprego. A importância do inglês no meio profissional é tanta que, mesmo quem já trabalha numa mesma empresa há algum tempo, sente-se pressionado a aprender a língua.

Segundo pesquisa realizada pela Kaplan International, a grande maioria (52%) dos que tem interesse no inglês procuram o aprendizado da língua para melhoria profissional. O segundo grande motivador é para conhecimento pessoal (22%) enquanto 11% se interessam pelo inglês apenas no o intuito de conhecer novas culturas.

A fluência do inglês para os brasileiros

Fonte: Catho

Apesar do idioma ser um diferencial no mercado de trabalho, tanto na conquista de uma vaga, quanto dentro da organização, apenas 11%
dos candidatos conseguem se comunicar sem dificuldades em inglês, e destes, apenas 3,4% conseguem falar e entender fluentemente sobre qualquer assunto.

O inglês é a língua de maior influência no mundo. Oficial para mais de 50 países e também de organizações importantes, como a ONU, a OTAN e a NASA, o inglês é a língua da internet, da programação e das redes sociais. Além disso, o idioma sempre pode ser utilizado em viagens por todo o mundo e naturalmente já faz parte do nosso vocabulário, sem percebermos: jeans, happy hour, hot dog, cream cracker, etc.

No mercado de trabalho, isso não é diferente. O inglês não só nos emprestou diversas expressões corporativas (marketing, know how, ombudsman), como também é meio de comunicação padrão na maioria das empresas multinacionais. Até quem trabalha com atendimento em lojas e restaurantes sente a necessidade de aprender inglês, tendo em vista que o Brasil foi o país da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e será o das Olimpíadas. Atualmente, o país também tem sido um destino de viagem muito procurado por turistas devido à desvalorização do real.

Quem almeja conquistar uma boa posição no mercado de trabalho precisa saber inglês. Não só ler, escrever e falar corretamente, mas ter um conhecimento profundo da língua é um grande diferencial. Tanto o conhecimento de um vocabulário extenso quanto a fluência da língua são itens avaliados em processos seletivos e podem ser o diferencial na hora de efetuar uma contratação. A vivência em países de língua inglesa também pode fazer com que um currículo se destaque dentre os outros.

O Inglês no Mercado de Trabalho

A importância do inglês no mercado de trabalho é ainda maior para quem quer conquistar melhores salários. Segundo uma pesquisa feita pela Catho, um profissional que sabe falar inglês fluentemente pode receber entre 47 e 52% a mais do que um que não saiba, dependendo do seu nível hierárquico.

Para além de facilitar a comunicação e melhorar os salários, sua importância está em também contribuir muito para o crescimento pessoal de qualquer pessoa. Aprender uma nova língua é sempre válido e pode fazer bem para a memória. Falar duas línguas e praticá-las diariamente atrasa por até cinco anos o aparecimento dos sintomas do Alzheimer em idosos, revelou um estudo publicado por um grupo de cientistas canadenses. Atualmente, nenhum remédio permite tal resultado, acrescentou a pesquisa, realizada pelo Instituto Rotman do centro de pesquisas geriátricas Baycrest, de Toronto, e publicada na revista Neurology. (Fonte: Revista Veja)

Aprender inglês também coopera com o desenvolvimento da rapidez de raciocínio, desperta a vontade de conhecer outras culturas e saber o que está acontecendo no resto do mundo.

Quanto mais cedo uma pessoa começa a estudar inglês, melhores são os resultados. No entanto, professores são categóricos em afirmar que não há idade para aprender. E quem deseja melhorar seu currículo pode  e deve recorrer a uma escola de idiomas. E, se o objetivo for aprender inglês voltado para o seu nicho de trabalho, a melhor saída é procurar um curso que ofereça esta modalidade.

Muitas empresas tem usado a aprendizagem de um segundo idioma para qualificar ainda mais sua mão de obra. Uma opção popular é a organização buscar um curso para seus funcionários e oferecê-lo dentro de sua própria empresa. Assim, todos os funcionários têm as mesmas chances de aprender num curso voltado especialmente para as necessidades diárias da empresa.

A importância do inglês nas empresas

Agora que sabe da importância do inglês no mercado de trabalho, comece já a aprender este idioma, e torne-se fluente na língua inglesa. Cresça dentro da empresa e se destaque no mercado de trabalho. Quanto mais cedo começar, mais rápido dominará o inglês. Não espere que cobrem esse conhecimento de você: faça já seu teste de nivelamento na Auding Idiomas e comece um curso personalizado e moldado às suas necessidades e meio profissional.

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário