A Importância da Imersão para o aprendizado de idiomas

Por 22 de março de 2016Auding Idiomas

No mundo em que vivemos atualmente, mais globalizado, sentimos cada vez mais necessidade de aprender a falar novas línguas. No entanto, para se tornar fluente nelas, podem ser necessárias muitas horas de conversação e algum aprendizado sobre diferentes culturas. Por isso, a importância da imersão para o aprendizado de idiomas é enorme.

A Importância da Imersão para o Aprendizado de Idiomas

Ao se falar em imersão, muita gente pensa logo em viagens e intercâmbios. No entanto, algumas  escolas de idiomas selecionadas oferecem esse tipo de curso sem que o aluno precise sair de sua cidade. Nele, os estudantes passam algumas horas por semana desenvolvendo mais seu vocabulário, através de aulas direcionadas, em que só é permitido utilizar a língua estudada.

Muitos alunos saem dos cursos sem ter muita segurança em falar a língua que estudou por tanto tempo, principalmente com estrangeiros. E é para isso que a imersão funciona: dar mais segurança para quem deseja colocar em prática o que aprendeu e não esquecer das estruturas e vocabulários por falta de uso.

Ao resolver participar de um curso de imersão em inglês, por exemplo, o aluno passa várias horas seguidas vivenciando o idioma e a cultura de um país, o que ajuda a fixar melhor as estruturas linguísticas e expandir o vocabulário. Além disso, outra importância da imersão para o aprendizado de um segundo idioma é que, em uma situação em que sua língua materna não pode ser utilizada, o estudante percebe que a comunicação em outras línguas pode ser bem simples e descomplicada, sem a necessidade de um vocabulário difícil e complexo para se expressar.

Um grupo de pesquisadores suecos descobriu que determinadas partes do nosso cérebro crescem quando nos empenhamos em aprender uma língua estrangeira em um curto espaço de tempo. O estudo foi publicado na última edição do jornal NeuroImage.

De acordo com o pesquisador, o estudo conseguiu medir os efeitos que o aprendizado de uma nova língua em um nível intensivo causa no cérebro, “algo que não havia sido feito antes.” Segundo o pesquisador, “há muita coisa que sugere que aprender línguas é uma boa forma de deixar o cérebro em forma.” (Fonte: Revista Veja)

Imersão para o Aprendizado de Idiomas

Outra vantagem da imersão para o aprendizado de línguas é que neste tipo de curso também são apresentadas diversas características da cultura e costume do país no idioma estudado. Portanto, para além de aprender idiomas estrangeiros com mais segurança, a imersão também ajuda no comportamento do aluno em outros países. Assim fica quase impossível cometer aquelas famosas gafes que muita gente comete quando não conhece bem o local para onde está indo.

A imersão pode tornar o aluno muito mais receptivo à língua estudada. Sua audição começa a se acostumar mais com sua sonoridade. Outra vantagem em um curso de imersão é a possibilidade de aprender várias expressões cotidianas e ditados populares que, de outra forma, seria difícil conhecer e saber seus significados, além de ajudar com os falsos cognatos (aquelas palavras que se parecem com alguma expressão em português, mas tem um significado bem diferente).

Quem quiser fazer uma imersão ainda mais profunda em um idioma que está aprendendo pode, ainda, seguir essas dicas:

Imersão a Importância para o Aprendizado de Idiomas

  • Ouvir músicas na língua escolhida, prestando bastante atenção no que está sendo dito. Anote palavras e expressões que você não conhece e procure seus significados. Músicas costumam utilizar uma linguagem bastante coloquial, portanto, são bem interessantes para aprender gírias e expressões locais;
  • Ver filmes e seriados na língua que você está aprendendo sem legendas em português. O diálogo entre os personagens sempre ajuda a fixar bem as estruturas linguísticas e também acrescentam palavras novas ao vocabulário. Os desenhos e séries infantis, por exemplo, são uma boa opção para quem não tem um nível avançado, pois costumam ser falados de maneira mais clara e pausadamente;
  • Ler livros em outras línguas. Eles podem ajudar a expandir bem o vocabulário, além de contribuir na fixação da grafia das palavras. Também será muito importante saber se expressar por escrito na aprendizagem do idioma.

Aprendizado de Idiomas a Importância da Imersão

Agora que você conhece a importância da imersão para o aprendizado de línguas, conheça os cursos disponíveis na Auding, especialmente elaborados para que você tenha uma experiência e aproveitamento pleno da língua que está aprendendo.

 

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário