Cultura Pode ser o Melhor Investimento para a Economia

Por 11 de maio de 2017Auding Idiomas, Francês

Quando um país decide aumentar o seu investimento com cultura e difusão de seu idioma nativo, ele sabe que tal escolha trará, no longo prazo, diversos benefícios em diferentes setores internos, como o político e o econômico.

A França, por exemplo, é um país que possui uma considerável parcela do seu PIB apoiada no turismo, totalizando em 9% do mesmo. Com a recente tensão causada pelas ameaças do terrorismo no Estado, há uma enorme preocupação em relação à perda de dinheiro oriunda de tal fonte, e contabiliza-se que mais de 750 milhões de euros já foram perdidos em receita. Estima-se que neste ano, em 2017, a França irá investir em torno de 2,9 bilhões de euros no turismo, ou seja, 10,5 bilhões de reais.

Fonte: : http://weheartit.com/entry/223516690/in-set/122461990-maps?context_user=petuiznardo&page=4

 

Ao mesmo tempo, sabe-se que o Estado francês não deixa de lado a valorização e o enaltecimento da sua cultura, história e língua (a qual hoje é uma das línguas mais procuradas para quem quer aprender um idioma estrangeiro e considerada língua oficial dentro de organismos internacionais, como a ONU). O país possui a La Francophonie como organização internacional presente nos mais variados cantos do mundo, o qual detém o objetivo de promover a língua francesa. Porém, em relação às línguas mais faladas no planeta, ela se encontra abaixo do imaginado pela maioria, alcançando a 18ª posição com 75 milhões de falantes no mundo (enquanto o mandarim, que se encontra na 1ª posição, possui 935 milhões de falantes, e o espanhol 390 milhões, estando na segunda posição do ranking). Logo, questiona-se como a língua francesa continua sendo tão procurada pelas mais diversas pessoas ao redor do globo (desde jovens universitários que frequentam cafeterias para leituras até senhores aposentados que lutam Tai Chi no alvorecer).

Fonte: http://weheartit.com/search/entries?utf8=%E2%9C%93&ac=0&query=france%20culture

Fonte: http://weheartit.com/search/entries?utf8=%E2%9C%93&ac=0&query=france%20culture

 

Uma resposta que pode ser encontrada gira ao redor do charme que a língua francesa cria. Em geral, quando o estudante usa o seu imaginário pra pensar na língua francesa, ele logo a associa com a cultura e a gastronomia local. Por meio das imagens das cheirosas boulangeries de esquina, da fragrância dos vinhos franceses, da paisagem da Torre Eiffel recortada em uma pequena foto, ou mesmo da atmosfera dos sedutores filmes franceses, o estudante se identifica, se desloca e sonha com a próxima viagem do seu roteiro.

Nesse panorama enxergamos como a divulgação da própria cultura pode se tornar uma atraente estratégia de financiamento para o país. Ademais, existindo falantes de uma determinada língua em diferentes regiões, o país, no futuro, pode recolher benefícios não apenas econômicos: como a partir da maior possibilidade de clientes internacionais, de maiores chances quando se trata de cooperação multilateral, do acréscimo na influência política, da oportunidade de captar os melhores profissionais estrangeiros, de atrair grandiosos empreendimentos para o seu país, etc.

 


escrito por Diane Cruz

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário