A busca do português como idioma fundamental para os estrangeiros

Por 11 de abril de 2016Português

Um dos motivos do aumento da procura por um Curso de Português para estrangeiros acontece principalmente por conta dos eventos de grande porte que o Brasil vem recebendo no últimos anos –  com destaque para as Olimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro. Muitos estrangeiros que vêm ao Brasil vivenciam o quão diferente é a nossa cultura: diferentes sotaques, gírias, expressões, hábitos e costumes. A falta de domínio na língua afeta os estrangeiros no relacionamento interpessoal e aos expatriados que buscam uma rápida ascensão na carreira de trabalho. Pense em todas as dificuldades que passamos quando viajamos para um país em que desconhecemos a língua: pedir informações, falar ao telefone, ler as sinalizações de rua… tudo fica muito mais complicado. É exatamente assim que muitos imigrantes se sentem quando chegam ao país. Sem o devido preparo para a língua portuguesa, fica praticamente impossível de usufruir todas as vantagens que o Brasil pode oferecer.

Welcome Brasil - Auding curso de idiomas

Fonte: Canal Gustavo Astolphi

O português não é uma língua fácil, possui muitas nuances técnicas, conjugações e regras de acentuação que são difíceis de dominar. Por isso, para quem pensa em passar uma temporada nesse país tropical, é recomendado fazer um curso de português específico para uma rápida adaptação e aprendizagem.

Diferentes dos cursos tradicionais que estudamos na escola, o curso de português para estrangeiros possui uma didática voltada principalmente para ensinar pessoas de outros países, com línguas completamente diferentes, a se comunicar neste novo idioma. Com aulas que incluem não só ortografia e gramática, como também conversas e debates lúdicos que envolvem a cultura e o cotidiano brasileiro, o curso de português para estrangeiros visa não só ensinar as pessoas a ler, escrever e falar a língua como também aprender um pouco sobre os hábitos locais para se adaptar com maior facilidade no dia a dia das cidades brasileiras.

Certificado de língua Portuguesa para estrangeiros

Fonte: www.portal.ufpa.br

Para os que desejam ir além e formalizar o conhecimento na língua para fins acadêmicos ou profissionais, o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é a melhor escolha. Desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), é internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Português como idioma fundamental para os estrangeiros

Fonte: www.monetarylibrary.com/

Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Exame, em 2013, o português já é um dos 12 idiomas mais estudados no mundo, aparecendo em sétimo lugar na lista, na frente de outras línguas importantes como italiano, russo e japonês. E desde 2008, a confederação Britânica da Indústria já indica o português como um dos idiomas que podem ser mais úteis para os negócios. Ou seja, fazer um curso de português não é só interessante para aprender uma nova cultura, como pode ser também importantíssimo para o crescimento da carreira e no mercado de trabalho internacional.

Assim como aprendemos inglês e espanhol para alavancar no meio profissional e viajar com mais segurança, os estrangeiros também estão aprendendo português. Muitos deles, que trabalham em empresas que começaram a fazer negócios com o Brasil, viram na aprendizagem de nossa língua a oportunidade de melhores empregos. Com o curso de português voltado para estrangeiros, eles aprendem tanto a se comunicar melhor com as empresas brasileiras quanto a buscar novas possibilidades de emprego no país.

Outro grupo de estrangeiros que busca aprender português são os que já vivem no Brasil e querem aperfeiçoar seus conhecimentos. A vivência no país ajuda muito na aprendizagem, tendo em vista que a pessoa consegue aplicar tudo o que aprende em sala de aula imediatamente. Dessa forma, fica muito mais fácil ter o português como segunda língua, vivendo intensamente a experiência de aprender e aplicar no seu cotidiano todos os conteúdos aprendidos.

Quem procura um curso de português para estrangeiros deve procurar uma escola de idiomas com tradição nesta modalidade de ensino, com uma equipe qualificada e que oferece metodologias interessantes, e que envolvam o aluno e façam com que ele se interesse e aprenda não só a língua, mas também toda a cultura do Brasil, que, assim como seu idioma, é muito diversa e rica.

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário